sexta-feira, julho 14, 2006

Alckmin lidera na região do ABC.

O ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) lidera a corrida presidencial no Grande ABC – terra do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que lançou quinta-feira sua campanha nacional com jantar para 3 mil convidados em São Bernardo. Pesquisa Toledo&Associados/Diário revela que o tucano tem 40% contra 37,7% do petista. Os dois estão tecnicamente empatados no primeiro turno, dentro da margem de erro de 3,2 pontos percentuais para cima ou para baixo. A Toledo ouviu 1.006 pessoas entre 2 e 4 de julho nas sete cidades. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob número 10.771/2006.

Nota do Blog: Por que será que aqueles que conviveram tanto com o Lula-lá não votam nele?

A consulta aponta o tucano à frente em seis das sete cidades. São Bernardo, maior colégio eleitoral da região e berço político do presidente, com 37,5% a 34,7%. Alckmin também está melhor em Santo André (42,6% ante 37,4%) – administrada pelo PT. Em São Caetano, onde o partido de Lula nunca ganhou, 40,6% a 34,4% para o tucano. Mauá, administrada dois mandatos consecutivos pelo PT, é outro neoreduto alckmista: 46,9% ante 30,8%. O ex-governador também vence, com expressiva vantagem de 72% a 11,1%, em Rio Grande da Serra, e em Ribeirão Pires – cidade que ficou nas mãos do PT de 1887 a 2004 –, com 47,9% a 35,4%). Lula só ganha em Diadema (54,7% a 27%), administrada pelo prefeito José de Filippi Júnior, licenciado do cargo para ser o tesoureiro da campanha à reeleição do presidente.

O resultado demonstra que o PT continua perdendo espaço no Grande ABC. Nas eleições municipais de 2004, o partido foi derrotado em cinco das sete cidades. Além de não conseguir emplacar candidatos em São Bernardo e São Caetano, tradicionais trincheiras tucanas, ficou fora do governo em Mauá (após uma disputa judicial que suprimiu o segundo turno), Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
Heloisa Helena, do Psol, é terceira colocada na região, com 5,4% dos votos na estimulada, seguida por Cristovam Buarque, do PDT, que tem 1,1% – outro empate técnico. Realizada antes da confirmação do total de candidatos pelo TSE, a pesquisa aborda apenas os primeiros quatro nomes colocados em disputa. A quase 80 dias do 1º turno, o número de indecisos é de 6,6%. Nulos, brancos e dispostos a não votar representam outros 9,4%.

Nenhum comentário: