segunda-feira, julho 03, 2006

Para El País, 'populismo' de Lula preocupa

O jornal espanhol El País publica reportagem em que diz que os discursos "cada vez mais populistas" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva começam a "assustar" analistas políticos.O diário destaca que a razão do que considera uma mudança de tom pode estar no fato de o presidente ter conseguido o apoio do PC do B, "que exige em troca uma modificação da política neoliberal", e da "ala mais radical" do PT.

"Mas talvez o que mais preocupe intelectuais e analistas políticos é que Lula está optando por confrontar as classes pobres com as ricas, apesar de estas últimas terem sido mais favorecidas pela sua política", afirma o El País.

OMC

O novo impasse das negociações da OMC (Organização Mundial do Comércio) é destaque em diversas publicações européias, como o Wall Street Journal Europe, que afirma que as discussões estão "à beira do colapso".

O jornal diz que as divergências em torno do acesso de mercados continuam depois da reunião ministerial de Genebra no fim de semana e questiona o efeito que uma reunião de chefes de Estado e governo defendida pelo Brasil pode ter nas negociações.

Segundo a edição européia do Wall Street Journal, o fracasso incentivaria uma nova corrida de acordos bilaterais, vistos como desvantajosos para os países mais pobres, e colocaria em xeque o futuro da própria OMC, "formada em 1995 para ajudar países a reduzir barreiras comerciais e ter julgadas as suas disputas comerciais".

Nenhum comentário: