ALCKMIN VOLTOU AO JOGO COM ESTILO
por Murillo de Aragão
Os resultados das pesquisas Vox Populi e Datafolha da semana passada são um alento para Geraldo Alckmin. Tal como era previsto as aparições de Geraldo Alckmin na propaganda partidária do PSDB e os ataques do PFL e do PPS ao governo Lula poderiam surtir efeito em sua popularidade. Tal fenômeno ocorreu na campanha passada com Ciro Gomes cujo desempenho foi alavancado pela propaganda partidária do PPS e do PTB.
No entanto, o resultado foi acima do esperado. Alckmin encostou perto dos 30% no Datafolha e mostrou musculatura eleitoral. Em 2002, a esta altura, segundo o Datafolha (4 e 5/7), José Serra tinha 20% e Lula 38%. Ou seja, Alckmin larga para o início oficial da campanha em julho em situação muito melhor do que Serra em 2002.
Apesar de o fenômeno ser esperado por nós e pela maioria dos analistas políticos, a sua confirmação e intensidade coloca Geraldo Alckmin em boas condições para evitar que Lula vença no primeiro turno e reduzir sua desvantagem a um nível que possa ser eliminado no segundo turno.
De acordo com o Vox Populi, a diferença entre os dois, que era de 26 pontos percentuais em maio, caiu para 13. Esta queda deixa Lula mais exposto ao surgimento de algum fato novo negativo (escândalo ou denúncia). Apesar de Lula não ter sofrido com denúncias nas últimas semanas, os rumores sobre fatos negativos são muitos e variados.
O fato é que as novas pesquisas marcam o início de uma nova etapa da campanha onde o eleitorado está mais interessado no tema. A prematura desclassificação do Brasil na Copa do Mundo abre espaço para um olhar mais atento à questão eleitoral.
Para o Vox Populi, mais de 60% dos eleitores já estão definidos. 40% irão se decidir até a campanha eleitoral pela televisão. Mesmo com a subida de Alckmin, fica claro que Lula continua favoritíssimo. Porém, o resultado não está definido. As pesquisas indicam que, em tese, existe campo para Geraldo Alckmin virar o jogo. Vale mencionar, ainda, que a polarização PT-PSDB continua predominando. Os demais candidatos, segundo o Datafolha, somam apenas 9%.
Até agora tudo estava dando certo para Lula. De repente, o vento virou um pouco. Alckmin subiu nas pesquisas e terá mais tempo na propaganda eleitoral no rádio e na TV. Enquanto o candidato do PSDB terá direito a 10min6seg, Lula terá 7min47seg (considerando um programa de 25 minutos). Os eventos mencionados podem criar um “novo momento” nas eleições.
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