segunda-feira, julho 03, 2006

Cristovam Buarque teme tentação autoritária de Lula.

BELO HORIZONTE - O candidato do PDT à Presidência, Cristovam Buarque, teme que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vença a eleição no primeiro turno e, com um partido enfraquecido, acabe virando um líder autoritário. A probabilidade de isso vir a acontecer é grande, segundo Cristovam, que acredita que nesse caso Lula passe por cima do Congresso, rendendo-se à "tentação autoritária"."É lógico que a probabilidade hoje é muito maior que o presidente Lula seja eleito e esse é o meu medo, porque, se ele for reeleito no primeiro turno, com uma votação muito expressiva e ao mesmo tempo nós tivermos um Congresso em que ele será minoritário, ao que tudo indica, eu temo pelas instituições democráticas", disse o candidato.

Cristovam afirmou que há risco de Lula querer passar por cima do Congresso e começar a convocar plebiscitos, querer "falar direto ao povo". "Principalmente quando temos um Congresso desmoralizado, o que facilitaria ainda mais o papel dele num gesto autoritário", completou Cristovam, que é senador do PDT pelo Distrito Federal.

O neoliberalismo inventou muita coisa, inclusive formas diferentes de fazer regimes autoritários, na avaliação de Cristovam Buarque. Mas ele acredita que há uma diferença entre o presidente Lula e o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que anunciou tudo o que faria depois da eleição. O presidente Lula não está avisando que vai fazer isto, segundo Cristovam, que acredita que, em um segundo mandato, com votação consagradora e base de apoio frágil, o presidente Lula acabe impelido a seguir por esse caminho.

"Não será nem por maldade dele (no caso o presidente Lula), mas por uma tentação natural de um presidente, de um líder começar a agir tirando do caminho tudo aquilo que atrapalha, que no caso dele poderia ser o Congresso. Você até pode começar dentro da lei, mas termina rasgando a lei", afirmou.

Cristovam Buarque participou em Belo Horizonte da convenção estadual do PDT. O partido em Minas Gerais vai apoiar a reeleição do governador Aécio Neves (PSDB). O senador Jefferson Peres (PDT-AM) foi convidado a participar da chapa do candidato a presidente Cristovam Buarque, como vice. Ele dará a resposta hoje, depois de participar, no Rio, de reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), a convite do ministro Tarso Genro. "Recebi o convite e não descarto essa possibilidade. Estou avaliando e respondo amanhã (quarta-feira)", disse Peres.

Nenhum comentário: