sexta-feira, setembro 15, 2006

Rodízio de pesquisas

A churrascaria eleitoral da TV Globo e da "Folha de S. Paulo" criou um "rodízio de pesquisas" que há três meses deturpa e corrompe a campanha eleitoral.

DeBrasília
(...)É um jogo disfarçado, mafioso, diabólico e irresistível. Toda terça-feira, o "Jornal nacional" e o "Jornal da Globo" (logo repetidos pelos jornais das demais televisões) divulgam "a última pesquisa" do Datafolha, cuja chamada é invariavelmente a mesma: "Lula ganha no primeiro turno". Na quarta-feira, "O Globo" e "Folha" repetem tudo nas manchetes: "Lula ganha no primeiro turno".

Sexta-feira é a vez do Ibope. A "pesquisa" é dele. O "Jornal nacional" e o "Jornal da Globo" anunciam: "Lula ganha no primeiro turno". Os demais jornais de TV repetem. No sábado, "O Globo" e "Folha" republicam tudo.

E assim a semana eleitoral é invadia pelas duas "pesquisas" (Datafolha e Ibope), encomendadas e negociadas pela Globo e pela "Folha", hoje sócias em outros negócios, como o jornal, que só vale quanto pesa, "O Valor".

"O Globo" e "Folha"
Quem paga isso? Quanto custa uma operação dessas, de longos minutos nos mais caros horários da televisão, das TVs abertas e dos canais de assinatura, como a Globonews, e, no dia seguinte, nas primeiras páginas dos dois maiores jornais do País? Não iriam fazer isso de graça. A filosofia da Globo todo mundo sabe: é dinheiro. Dias atrás, a "Folha" relembrava um dos mandamentos do jornal: "No capitalismo, se não dá lucro está errado".

Assim, desde que a campanha começou, bem antes do horário eleitoral, "O Globo" e "Folha" martelam dia sim dia não "Lula ganha no primeiro turno". Quem paga? É só ver, na televisão e nos jornais, quais os maiores anunciantes deles: bancos, telecomunicações, construtoras, todos hoje interligados.(...)

Nenhum comentário: