terça-feira, julho 18, 2006

Alckmin vence Lula na pesquisa em MS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apontado como grande favorito na corrida presidencial em nível nacional, perde em Mato Grosso do Sul para o seu principal rival, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB). Na pesquisa da Tendência realizada para o Correio do Estado/TV Campo Grande, Alckmin sai na dianteira com 37,3% das intenções de voto, deixando Lula para trás, com 28,8%. A diferença entre os dois é de 8,5 pontos percentuais para uma margem de erro estimada em 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos numa amostra de 1.200 entrevistas.
A terceira colocada na preferência do eleitor sul-mato-grossense é a senadora Heloísa Helena (PSOL), com 8,7% das intenções de voto. A candidata Ana Maria Rangel (PRP) aparece com 1,3% na preferência do eleitorado, fica embolada com o senador Cristóvam Buarque (PDT), com 0,9%, Rui Costa Pimenta (PCO), com 0,5%, José Maria Eymael (PSDC), com 0,4% e Luciano Bivar (PSL), com 0,2%.

Não votariam em nenhum candidato apresentado 7,8% dos eleitores entrevistados em Mato Grosso do Sul. Os indecisos somam 14,1%.

A surpresa foi Ana Maria Rangel, que é de um partido nanico e desconhecido, estar na frente de Cristóvam Buarque que tem um partido, o PDT, estruturado em quase todos os municípios de Mato Grosso do Sul, com a maior bancada na Assembléia Legislativa (sete deputados), com maior número de prefeitos (17) e forte candidatos a deputado estadual e federal.

A diferença dos números dos dois está, porém, dentro da margem de erro estimada em 2,8% para mais ou para menos. Com esta margem, Ana Maria e Cristóvam Buarque estão tecnicamente empatados na preferência do eleitor do Estado para a sucessão presidencial.

Além disso, a candidatura de Ana Maria está sub judice porque no seu partido há grupos lutando internamente para expulsá-la e consequentemente tirá-la da disputa presidencial.

Metodologia

A pesquisa realizada pela Tendência foi contratada pelo Correio do Estado/TV Campo Grande. O levantamento sobre o desempenho dos candidatos a presidente da República ao Senado foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 1.948/06 e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 011/06.

A Tendência ouviu 1.200 eleitores no Estado entre os dias 9 a 12 deste mês. A margem de erro estimada para esse estudo é de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando-se nível de confiança de 95%.

A amostra obtida está de acordo com o universo da população por região e tamanho da cidade, sem necessitar, portanto, de qualquer ponderação. Os domicílios dentro dos quarteirões foram sorteados de forma sistemática com intervalo de três casas e início aleatório.

Nenhum comentário: