segunda-feira, agosto 21, 2006

Os gaúchos sabem o que querem.

No RS, Alckmin sobe para 29% e Lula cai para 34%
JC Online
O candidato do PSDB Geraldo Alckmin reduziu a diferença para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre os eleitores gaúchos entrevistados pelo Ibope sobre a disputa presidencial. Em pesquisa divulgada nesta segunda-feira (21) pelo jornal Zero Hora, o tucano aparece com 29% das intenções de voto, ante 26% do levantamento anterior, feito entre os dias 19 e 22 de junho. Lula recebeu 34% agora, ante 39% da pesquisa de junho.

Em terceiro lugar, ficou a candidata do P-SOL, Heloisa Helena, que subiu de 8% para 16% nas intenções de voto. Entre os 1.008 eleitores entrevistados, 10% não souberam informar ou não opinaram e 7% indicaram a opção branco ou nulo. O pedetista Cristovam Buarque recebeu 2%, ante 1% de junho. Os candidatos José Maria Eymael (PSDC), Luciano Bivar (PSL), Rui Costa Pimenta (PCO) e Ana Maria Rangel (PRP), tiveram 1% neste levantamento.

Em uma simulação de segundo turno, Alckmin ficou à frente de Lula, com 45% das intenções de voto, ante 39% do adversário. A margem de erro é de três pontos porcentuais, para mais ou para menos. Na pesquisa anterior, os dois apareciam tecnicamente empatados na simulação de segundo turno. Alckmin também leva vantagem na pergunta sobre rejeição, com 15% das indicações, enquanto Lula lidera, com 35%, e Heloisa Helena fica em segundo, com 18%.

Nenhum comentário: