sexta-feira, agosto 25, 2006

Carga tributária bate recorde.

Enquanto a quantidade imposto que nós brasileiros pagamos está batendo um recorde tendo subido de 34,92% em 2003 para 37,37% em 2005, Lula diz que defende a redução da carga tributária. Mas ele só pode estar tirando uma com a nossa cara mesmo. Lula ontem: "Precisamos ter juros menores e uma carga de impostos mais leves." Tá isso nós já sabemos e o que você Lula fez à respeito nos últimos quatro anos? Isso já não era promessa da campanha anterior? E se reeleito vai fazer o que para mudar? Torcida? Oração? E se nada mudar, vai culpar o Congresso?

O Governo ainda teve a cara-de-pau de dizer que a carga tributária subiu porque a economia cresceu. Meu Deus, como já disse o Reinaldo Azevedo não estamos falando de números absolutos, mas sim em percentual. Se for desse jeito não quero mais que o Brasil cresça, se crescer como a China a carga tributária vai pra 80%, segundo o raciocínio dos ilustres ministros.

Folha Online
No mesmo dia em que a Receita Federal divulgou que a carga tributária brasileira subiu pelo segundo ano seguido, atingiu 37,37% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2005 e bateu um novo recorde, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu explicitamente por duas vezes a redução da carga em discurso no Palácio do Planalto.

A membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social --principalmente empresários--, Lula afirmou: "Precisamos trabalhar para melhorar a qualidade de nosso gasto, diminuindo as despesas de custeio para investir mais em infra-estrutura e ter condições de reduzir a carga tributária."

Segundo ele, dessa forma "o governo estimula diretamente o desenvolvimento e abre espaço para o setor privado crescer, crescer mais e gerar empregos".

Minutos depois, no mesmo discurso, Lula voltou ao tema e relacionou diretamente a redução da carga tributária à competência de um governo para a implementá-la.

"Precisamos ter juros menores e uma carga de impostos mais leves. Para isso, mais que nunca será necessária a conjugação de uma política econômica correta, uma gestão administrativa eficiente e um comando político definitivamente acertado", afirmou.

Após ter avançado de 34,92% em 2003 para 35,88% em 2004, a carga tributária atingiu 37,37% no ano passado e chegou à marca de R$ 724 bilhões em tributos pagos, segundo a Receita Federal.

Tanto o presidente quanto o ministro Guido Mantega (Fazenda) e seu antecessor Antonio Palocci sempre negaram que haveria aumento de carga durante o governo Lula.

Hoje Lula disse que reduziu impostos durante seu governo "mas a arrecadação não caiu". Entre outras medidas, ele citou a correção da tabela do IR em dois anos, a eliminação do PIS e da Cofins para computadores populares, a extinção do IPI para uma lista de bens de capital (máquinas) e a isenção para livros.

"E por que a arrecadação não caiu? Porque tivemos um grande sucesso na recuperação da nossa economia, porque mais gente foi empregada, porque as empresas lucraram mais e porque a renda subiu e também porque a Receita Federal foi muito mais competente em combater a sonegação fiscal", afirmou.

No futuro, Lula prometeu trabalhar pela aprovação da reforma tributária e pela simplificação com um único imposto de valor agregado.

"Se conseguirmos simplificar, a base tributária aumenta e ganhamos espaço par reduzir a carga tributária", afirmou.

Nenhum comentário: